chilefoto1capa
6

As Belezas do Chile!

O Chile vem se destacando no cenário turístico sob diversos aspectos, seja pelos preços acessíveis, pela diversidade gastronômica ou pelas atrações que agradam a diversos tipos de públicos (desde os amantes de vinhos aos apaixonados pela prática de esportes radicais). A cada ano mais turistas – principalmente os brasileiros!!! – escolhem o Chile como destino.

Santiago, a capital do Chile é uma cidade muito elegante, em que a arquitetura moderna dialoga com construções históricas, museus e excelentes restaurantes. A Cordilheira dos Andes é um presente à parte, emoldurando a cidade e enchendo os olhos dos visitantes, por se tratar de uma paisagem tão peculiar àquela região.

Os pontos turísticos ficam relativamente próximos uns dos outros. Desta forma, Santiago é uma cidade ótima pra quem gosta de andar a pé. O metrô é muito eficiente e o preço para andar de táxi é relativamente barato.

Num mesmo dia podemos subir o Cerro Santa Lucía e apreciar a vista incrível que o local proporciona, assistir a troca da Guarda no Palácio de La Moneda (que acontece em dias alternados conforme descrito no site do governo do Chile: http://www.gob.cl/cambio-de-guardia/),  comprar souvenirs na feira de Artesanatos e visitar os pontos turísticos que ficam nas proximidades da Plaza de Armas – Catedral Metropolitana de Santiago, Museu Histórico Nacional e Museu Chileno de Arte Precolombino.

 

O Mercado Central é uma parada obrigatória para quem deseja provar o delicioso caranguejo do Pacífico, a Centolla. São várias opções de restaurantes, sempre recomendo o Donde Augusto, porque a comida é boa, o preço é justo e, além dos pescados, eles também servem carnes e aves. Nas proximidades do Mercado, aproveite para visitar o Museu Nacional de Bellas Artes e o Museu de Arte Contemporânea que, em minha opinião, são atrações imperdíveis.

 

centolla

Ainda na região metropolitana de Santiago, um passeio delicioso é a subida ao Cerro San Cristóbal, onde se aprecia uma interessante vista da Cidade de Santiago e das Cordilheiras dos Andes. O jeito mais interessante de subir e descer o Cerro é de funicular, um transporte que parece um trenzinho que se movimenta através de trilhos. A estação do funicular é uma construção semelhante a um castelo, localizada na Rua Pio IX, no Bairro Bela Vista. Em frente à estação encontramos uma feira de artesanatos e várias lhamas enfeitadas para tirar fotos com os turistas.

 

 

O funicular possui duas paradas. Na primeira podemos visitar o zoológico e apreciar mais de mil animais, distribuídos entre 158 espécies nativas e exóticas.

 

 

A segunda parada do funicular fica no topo do Cerro San Cristóbal. Lá está localizada a estátua da Imaculada Conceição, padroeira da cidade de Santiago. A estátua mede 14m de altura e seu entorno é configurado como um santuário a céu aberto.

 

 

Ainda nos arredores do Cerro San Cristóbal é possível visitar uma das casas do poeta Pablo Neruda, a “La Chascona”. A casa funciona como um museu, onde são oferecidas visitas guiadas que contam um pouco da vida e dos hábitos de um dos maiores ícones da literatura chilena.

chilefoto21

Após esse tour pela cidade, uma excelente dica para jantar é o restaurante “Como água para Chocolate”, localizado no Bairro Bellavista. Além das deliciosas comidas exóticas (e afrodisíacas!), as sobremesas são de comer rezando e o atendimento é excelente. A decoração é bem pitoresca e existe até uma mesa-cama, com direito a travesseiro, velas e pétalas de rosas. Se você é do tipo chocólatra, não deixe de provar a “Marquise de Chocolate” e também a sobremesa que leva o mesmo nome do restaurante. São simplesmente in-crí-veis!!!

 

 

Próximo ao restaurante “Como água para chocolate” fica localizado o pátio Bellavista, uma espécie de praça de alimentação com uma feirinha de artesanato. São diversas opções gastronômicas (pra todos os gostos e bolsos). Aproveite também para comprar alguns presentinhos de viagem feitos de lápis lazuli (pedra de cor azul, que é encontrada em pouquíssimos lugares do mundo).

lapislazuli

O grande destaque desse roteiro turístico é, sem dúvidas, o vinho chileno. Para apreciadores, enólogos ou apenas curiosos, as vinícolas são passeios muito agradáveis. Diversas vinícolas oferecem tours diferenciados, de acordo com o interesse do visitante: desde visitas tradicionais, até visitas que são verdadeiras aulas de enologia. No verão, algumas vinícolas também oferecem passeios de bike e pic-nic. As visitas devem ser previamente agendadas e, para aproveitar o passeio, recomendo almoçar nos restaurantes das próprias vinícolas.

chilefoto26

A vinícola mais visitada é a Concha Y Toro, localizada a cerca de 1h de Santiago, oferece um tour pelas suas principais instalações, com destaque para o Casillero del Diablo, que fica no subterrâneo da vinícola. Reza a lenda que o dono da vinícola, para evitar o roubo constante de seus vinhos, espalhou o boato de que o diabo estava morando naquele local… assim, conseguiu espantar os ladrões e manter suas reservas intactas.

 

 

IMG_0353

A vinícola Santa Rita oferece um tour mais completo no que diz respeito à cadeia produtiva do vinho. Fica um pouco mais distante de Santiago, mas é um passeio que vale muito a pena. A vinícola é uma composição de diversas construções antigas e uma delas já foi a casa de Doña Paula. A história nos relata que essa senhora deu abrigo a 120 soldados que lutavam pela independência do Chile, escondendo-os em uma espécie de subsolo de sua fazenda, onde hoje ficam guardados os barris de carvalho com vinho.  Além do tour, a vinícola também oferece a seus visitantes um tour ao Museu Andino.

 

 

foto (29)

Outra vinícola que recomendo é a Casas del Bosque, que se dedica exclusivamente a produzir vinhos finos de alta qualidade. Localizada no Vale de Casablanca, é um lugar incrivelmente lindo, tipo cenário de filme. A área externa da vinícola tem o chão coberto por cascas de nozes, criando um contraste interessante com seu refinado paisagismo. A vinícola já recebeu diversos prêmios internacionais pela qualidade na produção de seus vinhos.

 

 

Se o seu passeio for durante o inverno, a subida à Cordilheira dos Andes é imprescindível. As estações de esqui oferecem atrações para diversas faixas etárias, de acordo com o interesse do visitante. Farellones, El Colorado e Valle Nevado são as mais conhecidas e oferecem subidas regulares através da empresa El Colorado .

chilefoto43panoramica

 

 

foto (26)

Uma valiosa dica pra sua viagem ao Chile, independente da estação do ano, é dar uma esticadinha até Valparaíso e Viña del Mar pra conhecer um pouco da história e apreciar o Oceano Pacífico através de suas paisagens litorâneas.

 

chilefoto49panoramica

 

Valparaíso é um dos principais portos do Chile e, em 2003, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Na cidade podemos conhecer outra casa de Pablo Neruda, a “La Sebastiana”, que também funciona como um museu e ainda guarda os pertences da família que ali morava. Além das visitas ao interior da casa, também há um mirante, onde os visitantes apreciam uma vista panorâmica da cidade portuária de Valparaíso.

 

 

Em Viña del Mar, balneário mais importante do Chile, podemos visitar o Relógio de Flores, molhar as mãos nas águas do Pacífico e ainda chegar pertinho de um dos moais que se encontram deslocados da Ilha de Páscoa. Os moais são estátuas gigantescas de pedra, construídas provavelmente entre os séculos XIII e XV. Segundo a teoria mais aceita sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os “Rapanui”, como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias. Os moais são representados em diversos objetos decorativos e até mesmo nas garrafas de Pisco (um tipo de aguardente de uva), principal ingrediente do pisco-sour: o correspondente chileno da nossa caipirinha.

foto (27)

 

 

 

Uma dica para comer bem em Viña del Mar é o restaurante Tierra de Fuego. Os pratos, além de saborosos, são muito bem servidos. A carta de vinhos é excelente! Para fechar o passeio com chave de ouro, não deixe de provar os sorvetes da marca Bravíssimo. Simplesmente deliciosos (super indico o de Framboesa)!!!

Uma dica que quero muito compartilhar com vocês diz respeito aos serviços de dois taxistas muito atenciosos que conhecemos em Santiago: Patrício Navarro e Francisco Troncoso. A partir de indicação de amigos, antes de iniciarmos nossa viagem começamos a conversar com o Patrício através do facebook (Turis Nikluk) e do whatsapp (+56 96434 7649). Antes de chegarmos já havíamos agendado os principais passeios. Ele nos atendeu em alguns deles e em outros, quando necessitávamos de um carro maior (para um grupo de 8 pessoas), ele indicava seu amigo Francisco (+56 96421 0224) . Super indico o atendimento deles e por isso fiz questão de postar uma foto abaixo.

chilefoto51

 

Te encontro no próximo destino!

Beijos da Fabi!

Bookmark and Share

Fabiene Passamani

Fabiene Passamani

escalavixturismo@gmail.com INSTAGRAM

6 comments on “As Belezas do Chile!

  1. Mari Matos on said:

    Amei as dicas!!!! Estou me programando para ir ano que vem na temporada de neve e vou anotar todas as dicas!!!! Quero saber das comprinhas também viu?!? Beijos

  2. Ana Caroline on said:

    Ameeei! Nossa mto completo, cheio de dicas, já quero ir pro Chile!kkkkkk Beijos

  3. Larissa Salvador on said:

    Ameeeei!!! Já estou ansiosa p o próximo destino!!! Beijos

  4. Leide Daiane on said:

    Boa noite, Alline!
    Muito obrigada por compartilhar e transmitir conosco sobre sua experiência e conhecimento adquiridos através da sua viagem. Nunca tive oportunidade de fazer uma viagem assim, mas fico muito feliz de aprender sobre a cultura de um país, nem que seja através da leitura. Parabéns e obrigada.

  5. Iˇll immediately grab your rss feed as I can’t find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly permit me recognize in order that I could subscribe. Thanks.

  6. fantastic post, very informative. I ponder why the other specialists of this sector do not realize this. You must continue your writing. I am sure, you’ve a huge readers’ base already!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

23.716 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>