3

Azeite Aromatizado

Olá Amores!!

Ontem vi essa dica super legal no Instagram da nossa parceira Dietética Refeições (@dietetica.refeicoes) e não pude deixar de pesquisar mais sobre o assunto e compartilhar aqui com vocês!

O Azeite Aromatizado é um condimento interessante que está se tornando muito popular na mesa dos brasileiros. Depois de fazer pela primeira vez, dificilmente você vai comprar um pronto no mercado. Além de lindos, eles são facílimos de fazer em casa, e você ainda pode fazer sua própria combinação de temperos.

azeite aromatizado

 

São maravilhosos para cozinhar ou para aromatizar marinadas, molhos, saladas e outras preparações. Para comer apenas com um pão italiano então….hummmm já deu água na boca!!

azeite aromatizado

Você pode utilizar o próprio vidro do azeite (de preferência os escuros) ou comprar garrafinhas próprias para azeite em lojas de decoração. Se optar por elas, não esqueçam de esterilizar fervendo bastante por alguns minutos e depois deixar secar naturalmente.

O processo é tão simples que basta colocar os temperos de sua escolha dentro da garrafa e em seguida cobrir com o azeite. Apenas isso!!

azeite aromatizado

Claro que temos algumas dicas valiosas. Aí vão elas!

– Use ervas secas ou desidratadas, que tem menor teor de umidade e oferecem menos risco. Se não quiser comprar as ervas já desidratadas, seque-as no sol, ou coloque  de 20 a 30 segundos no micro ondas sobre um papel absorvente. Usando produtos desidratados o azeite pode ser preservado por períodos maiores em geladeira ou freezer.

-Utilize ramos de alecrim, manjericão, hortelã, coentro, cascas de limão, pimentas secas, cogumelos, folhas de louro, tomilho, dentes de alho. A combinação entre eles fica a seu critério!!

-Prefira sempre  um azeite de boa qualidade, como o tipo extra virgem.

-Caso queira utilizar folhas frescas, macias e com maior conteúdo de água como o manjericão, orégano, sálvia e manjerona, elas precisarão passar por um processo chamado de branqueamento para evitar que as folhas fiquem escurecidas com o passar do tempo. Isso preservará seus perfumes e qualidade das folhas. Aprenda como faz!

PROCESSO DE BRANQUEAMENTO

  • Em uma panela, coloque água filtrada para ferver.
  • Prepare uma bacia com água gelada e cubos de gelo.
  • Lave as folhas para retirar qualquer tipo de poeira ou terra aderidas. Sacudir para retirar o excesso.
  • Segurando o ramo com uma pinça ou um pegador para macarrão, mergulhar o ramo na água em ebulição, contando até 5 segundos, retirando imediatamente e mergulhando na água com gelo.
  • Após alguns segundos também, colocar o material sobre papel toalha, deixando secar naturalmente.
  • Poderá também usar um secador de cabelo na fase fria para apressar.

A etapa do branqueamento é importante e poderá ser feita com qualquer elemento vegetal a ser empregado no preparo do azeite temperado, como alho, folha de louro, alecrim, pimentas, etc.

Os produtos deverão ser higienizados antes e secos depois do processo, para prevenir contaminações por patógenos perigosos como fungos e bactérias (como, por exemplo, a do botulismo, que se desenvolvem em ambiente com umidade e sem oxigênio).

Quando estiverem secas, arrume no vidro. Comece pelas pimentas, alho e folha de louro; sem seguida os ramos da aromática, dispondo de forma harmoniosa.

Aguarde pelo menos uma semana para usar em suas receitas, de modo a garantir a definição de odor e sabor do azeite.

azeite aromatizado

Use a criatividade e faça a combinação perfeita para o seu azeite!! Tudo que é feito com amor tem pouquíssimas chances de dar errado!

Beijos, Alline

Bookmark and Share

Alline Passamani

Alline Passamani

Dentista, apaixonada por viajar, decoração, receber bem, e tudo que envolve o universo de uma "Dona de Casa" exemplar ! Compartilho aqui com vocês minhas experiências e preferências de uma Vida a Dois !

3 comments on “Azeite Aromatizado

  1. Barbara Caliari on said:

    Ei Alline! Fiz um só com alho e ficou divinooooo!
    Fiquei curiosa com uma coisa: pq o vidro de preferência deve ser escuro??
    Acho os transparentes mais bacanas pq assim vc pode colocá-los à mesa e as pessoas vão se servir sabendo o que tem dentro… Sem precisar da gente falar!
    Beijos

  2. Vou tentar fazer. Encantada com o blog.

  3. Paula on said:

    Aline, adoreiiiii este post … Já fiz este azeite mas não sabia sobre o processos de branqueamento .. Valeu pelas dicas !!! Tenho 2 novos frascos para fazer, vou aproveitar ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

2.514 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>