0

Decorando Ap Alugado

Olá Meninas!!!

O assunto de hoje é muito bacana e pode ajudar muita gente. Resolvi juntar algumas dicas de como deixar um apartamento ou casa alugado com a “carinha” do tão sonhado Lar doce Lar!!

Quando se fala em imóveis alugados, a primeira coisa que sempre escutei foi…não quero investir, porque não é meu!!! Mas, quem foi que disse que apartamentos e casas alugados tem que ser sem graça e sem personalidade??

Com certeza a solução não está em investir em moveis caros e planejados, muito menos em reformas que não serão ressarcidas pelo proprietário. Algumas medidas práticas e econômicas bastam para incrementar os ambientes e deixar o cantinho com a cara do dono.

image

Confiram as dicas!!

Renove as paredes com tinta ou papel de parede

Se for para escolher o mais em conta, escolha a tinta! Você terá o custo apenas do material e pintor. Se a solução é optar pelo papel de parede, também será muito válida, apenas terá o custo um pouco mais elevado. Além dos papeis de parede serem caros, terá o custo da retirada do papel na entrega do imóvel. Muitas vezes será necessário lixar e emassar por causa da cola, e por ultimo ainda ter que pintar.

Mas, quem quiser gastar um pouquinho mais, é super válido e fica com uma carinha de casa nova.

Aposte em tapetes

O piso é um dos recordistas de críticas em apartamentos alugados por serem antigos, estarem trincados, ocos ou riscados. A sugestão é usar tapetes que cubram o que não agrada, já que podem ser aproveitados na futura casa. Uma possibilidade são os pisos de madeira flutuante, que são colocados por encaixe e pressão. No futuro, se precisar voltar ao piso original, é só soltar o piso flutuante, que, se bem retirado, pode até ser reaproveitado no próximo imóvel.

Use adesivos nos azulejos

O azulejo da cozinha ou banheiro incomodar, é possível mudar o ambiente de maneira simples e barata. Aposte em adesivos de vinil. A aplicação é simples e você mesmo pode fazer. É possível ainda apostar em estampas divertidas com toque retrô e de aspecto moderno.

Outra dica é pintar os azulejos com tinta epóxi, geralmente é uma alternativa mais custosa e trabalhosa. Uma opção, menos custosa seria renovar os rejuntes.

image

image

Compre móveis de tamanho padrão

Gastar com móveis planejados ou sob medida definitivamente não é um bom negócio para casas alugadas, já que depois podem não se adequar ao tamanho da futura casa ou requerer peças complementares para tornar possível essa adaptação, o que significa mais gastos. Aposte em mobiliário com medida padrão.

Se o apartamento atual for muito grande, pense com cuidado na hora de comprar um grande sofá ou com medidas fora do padrão. Avalie se no futuro continuará num apartamento grande, ou o sofá grande de hoje virará um problema amanhã. Para evitar que os móveis fiquem pequenos ao espaço, complemente com peças soltas, poltronas, cadeiras e bancos. Se o apartamento atual for pequeno e a tendência é mudar para um apartamento maior, pense em aproveitar os móveis menores e compor com novos móveis.

Aposte em objetos de personalidade

Engana-se quem pensa que casa alugada não pode ter a cara do morador. Pode, sim. Compre itens decorativos coloridos, com design diferenciado, estampados, do jeito que gosta. Vale algo adquirido em uma viagem, garimpado na casa da avó, comprado em uma feirinha de artesanato ou antiguidades (amolo). Não precisa de muita coisa, já que poucas peças estilosas têm o poder de renovar o ambiente. Pode ser vaso, quadro, luminária de piso, almofada. A boa notícia é que, ao mudar de casa, tudo pode fazer parte da nova decoração.

image

Use fita adesiva e espelhos apoiados

Para evitar furos nas paredes, há fitas adesivas dupla face e suportes que fixam com adesivo para dispor quadros e espelhos. Só não se esqueça de comprar a fita certa de acordo com o peso do objeto para evitar que ele caia. Outra sugestão é usar espelho apoiado na parede em vez de colado e suportes de banheiro e cozinha presos por meio de ventosas.

Invista em plantas e flores

Plantas são sempre bem-vindas na decoração. Conferem tranquilidade e frescor, além de emprestar aos ambientes a beleza das cores e dos formatos de suas folhas e flores. Na hora de escolher um exemplar, pesquise se consegue sobreviver nas condições que oferece (temperatura e luminosidade). E não se esqueça de que pede cuidados de manutenção, como regar com a frequência ideal.

Para saber quais plantas são indicadas para apartamentos, clique aqui!!

As flores mostram que há vida em um ambiente. Elas colorem sua sala e transmitem sensações boas, como paz e alegria. Coloque vasos com plantas na sala, ao lado do rack, ou um belo vaso no centro da mesa. Use a imaginação e faça vasos diferentes, com garrafas pet, de vidro ou potes. O importante é abusar da criatividade e deixar a casa com sua personalidade.

image

Almofadas, mantas e colchas

Para dar vida à sua sala de estar sem alterar a estrutura dela ou fazer grandes reformas, os detalhes são fundamentais. Capriche em belas almofadas para seu sofá. Elas dão personalidade e aconchego ao ambiente. Invista em tecidos coloridos, estampados e que combinem com os moradores. Você também pode espalhar mantas e colchas pelo sofá e quem sabe dar vida a um sofá antigo. Elas podem, inclusive, ser trocadas de tempos em tempos. Assim, você mantém tudo limpo e modifica o espaço regularmente.

image

Porta-retratos

Se você optou por não colocar molduras com fotos da família nas paredes, estas fotos podem ser utilizadas em porta-retratos e fazer parte da decoração. Espalhe-os pelo rack, estantes e prateleiras na sala. Nos criados-mudos podem ficar porta-retratos do casal, dos amigos, da família. Invista em molduras de tamanhos e modelos diferentes. Já pensou em um quadro grande com a foto do casal na cabeceira da cama? Fica um charme. Pesquise também ideias para fazer porta-retratos originais a partir de objetos que você já tenha em casa.

Lustres e luminárias

Uma solução temporária de decoração é a instalação de lustres e luminárias. Quando você devolver o imóvel, basta retirá-los e levá-los com você para o novo lar. Há lustres para a sala de jantar e luminárias que podem ir no canto do sofá no criado-mudo e até para a cozinha. Muitas luminárias podem ser feitas por você mesmo, com objetos recicláveis. Mãos à obra para iluminar e encher de graça sua casa alugada.

Espero ter ajudado com as dicas!!

Beijos, Alline.

Bookmark and Share

Alline Passamani

Alline Passamani

Dentista, apaixonada por viajar, decoração, receber bem, e tudo que envolve o universo de uma "Dona de Casa" exemplar ! Compartilho aqui com vocês minhas experiências e preferências de uma Vida a Dois !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

23.746 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>