1

Noite Queijos e Vinhos

Olá Queridas!!!

Hoje teremos um post super legal para servir como inspiração para uma noite que é muito comum nas recepções de jovens casais. Não só porque é super fácil de organizar podendo rolar até com um “junta prato” e bebidas com os amigos, mas também pode ser organizado de forma bem tranquila pela anfitriã.

Mesmo sendo um cardápio perfeito para encontros mais informais, não é desculpa para não caprichar no visual!! Uma noite de queijos e vinhos pode ser uma carta na manga para você organizar sem dificuldade um encontrinho com os amigos. Eles vão amar!

Capriche no visual e arrumação da mesa e acompanhe as dicas que temos pra vocês!!

noite queijos e vinhos

Para começar a definir essa noite, precisamos saber qual será a quantidade de convidados que estarão presentes. A partir disso, vamos decidir as quantidades de comida. Por pessoa, geralmente é aconselhável servir 250 a 300g de queijo. Se a recepção for para 6 a 8 pessoas, cinco a seis tipos de queijo irão fornecer variedade suficiente para uma bela tábua! Caso aumente o numero de convidados, adicione mais opções.

O primeiro passo é selecionar os tipos de queijo de sua preferência. Não é necessário ter queijos de todas os tipos, mas é legal incluir queijos de diferentes texturas, sabores e países,  incluindo os mais suaves aos mais fortes. É importante também ter uma variedade de cores e formatos aproveitando ao máximo a cor, aroma e sabor de cada um.

noite queijos e vinhos

Os queijos devem ser servidos em temperatura ambiente para terem o sabor preservados. Retire os queijos da geladeira 45 minutos antes, deixando-os na embalagem até a hora de servir, retiando-as pouco tempo antes de posicionar na tábua. Isso evita que os queijos ressequem e permaneçam mais saborosos por mais tempo. Também evite cortar o queijo muito antes de servi-lo, isso evita que o seu sabor se altere.

Não retire a casca do queijo, deixando que isso seja feito no momento do consumo. No caso de alguns queijos, como o Brie e o Camembert, a casca pode ser consumida.

Na hora de servir, invista na decoração. Colocar tags com os nomes de cada queijo e o pais de origem dá um charme especial e facilita a vida dos quem não tem muita intimidade com os queijos.

noite queijos e vinhos

Cada queijo deve ter a sua própria faca para servir. Posicione-a ao lado de cada queijo. Pouco antes de seus convidados chegarem, vale cortar algumas fatias para que a pessoa fique mais a vontade para comer e tenha uma direção de como cortar cada um deles.

noite queijos e vinhos

Veja a forma correta:

– Queijos cilíndricos como Gruyère, Brie, Provolone e Gouda, devem ser partidos em cunhas (triângulos), partindo do centro. Se necessário, a seguir pode-se fatiar cada cunha em quatro partes.

– Queijos pequenos, de formato cilíndrico, como o Minas Light e o Camembert devem ser partidos em até oito fatias triangulares

– Os queijos com menos de 100g devem ser partidos em metades.

– Queijos em forma de pirâmide: A partir do ponto mais alto, corta-se um triângulo.

noite queijos e vinhos

 Use facas diferentes, pois cada tipo de queijo tem um tipo de faca. (Acredite, a forma de cortar um queijo assume um papel crucial na sua apresentação, além de alterar o seu sabor).

– Queijo de Cabra e queijos azuis (Roquefort, Gorgonzola, Stilton) desmoronam se você usar uma faca regular, use facas com fios.

– Queijos mais macios funcionam melhor com uma faca de manteiga.

– Queijos mais duros, como o parmesão, são bons com uma faca em forma de triângulo.

noite queijos e vinhos

Em relação aos acompanhamentos, muitos acreditam que os bons queijos deveriam ser degustados sem nenhum companhamento, mas não há nada mais delicioso do que uma mesa repleta de frutas, nozes, pães crocantes e biscoitos. O ideal é ter a combinação perfeita entre doces, salgados, texturas e claro, uma incrível seleção de queijos.

noite queijos e vinhos

Ao escolher os itens que vão acompanhar, tenha em mente que o sabor deve ser sutil e não pode mascarar o ingrediente principal, o queijo!

 Os meus acompanhamentos preferidos são:

-Frios como fatias finas de presunto cru, presunto serrano, salames, copas… Na minha opinião, não há nada melhor!

-Frutas secas. Amo servir damascos, tâmaras, figos ou qualquer outra fruta seca. Elas são combinam muito bem com quase todos os queijos e não são tão doces.  Equilibram muito bem com o sabor salgado dos queijos. Fica uma delicia!!

-Frutas Frescas tornam a mesa mais colorida, mais abundante, e mais saudável. Uma ótima opção é a uva ou a cereja. Maça com cheddar é outra combinação clássica. Frutas cítricas como a laranja não funcionam bem, então evite!

-Nozes , amêndoas, avelãs tostadas, castanha de caju e castanha do pará também são bons acompanhamentos. Fazem um contraste bacana quando você está degustando um queijo cremoso. É sempre bom ter algo crocante para trazer variedade ao paladar.

-Azeitonas são uma excelente opção! Verdes ou pretas, elas complementam o sabor de vários queijos. Uma dica para facilitar os convidados é servir sem caroço.

-Geléias equilibram os sabores do mesmo modo que as frutas secas. A diferença é que elas são mais doces e tem uma textura mais macia. Combine com queijos e torrada ou biscoito crocante!!

-Mel trufado ou não, regado sobre uma fatia de queijo azul, é uma das minhas combinações preferidas. Com Grana Padano, vira até sobremesa!! Com queijos suaves e leitosos como a Ricota, também fica excelente.

-Pães e biscoitos são presenças indispensáveis! Compre torradas, pão italiano, ciabata, baguetes. Algumas padarias vedem tipos diferentes de pães, com vinho, azeitonas, frutas ou nozes. Vale experimentar!!

noite queijos e vinhos

Vinhos

Falando em vinhos, não vamos entrar muito em detalhes, esse universo é complexo e necessita de bastante estudo. Vamos apenas abordar as melhores combinações para evitar que o queijo “mate”o sabor do vinho e vice versa.

– Em relação a quantidades, normalmente calculamos 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas. No meu caso, como conheço muito bem os convidados que frequentam a minha casa, eu conto uma garrafa por pessoa. rs

– Queijos duros e fortes (parmesão, tipo grana) combinam com vinho tinto encorpado e escuro.

– Queijos de massa azul (gorgonzola, roquefort) pedem vinhos doces e tintos encorpados.

– Queijos suaves (emmental, gruyére) acompanham bem os tintos suaves.

– Queijos de massa mole (frescos de cabra, ricota) combinam com vinhos brancos leves e aromáticos.

– Queijos frescos com lactose elevada, pouco salgados e pouco ácidos (camembert, brie) acompanham bem vinhos brancos.

 

Espero que tenham gostado desse post e que organizem uma deliciosa noite de Queijos e Vinhos!!

Beijos, Alline.

 

 

imagens: google

Bookmark and Share

Alline Passamani

Alline Passamani

Dentista, apaixonada por viajar, decoração, receber bem, e tudo que envolve o universo de uma "Dona de Casa" exemplar ! Compartilho aqui com vocês minhas experiências e preferências de uma Vida a Dois !

One comment on “Noite Queijos e Vinhos

  1. Adorei suas dicas, muito obrigada! Vou fazer meu aniversário nesse estilo de queijos e vinhos e seu post foi o melhor e mais bem explicado que eu encontrei, obrigado!
    Ja estou seguindo seu blog eu amei ele parabéns!
    Um beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

2.515 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>