3

Dicas de Etiqueta

Olá Meninas !!!

O post de hoje é sobre diquinhas super importantes que todas nós precisamos saber.

Muita gente acha que as regras de etiqueta são uma grande bobagem. Mas se elas existem, então porque não conhecê-las? Afinal, um dia podemos precisar para receber convidados em uma ocasião mais formal ou até saber como se portar em algum evento que possamos ser convidadas. Sou a favor de que Conhecimento nunca é demais!

Diante disso, reuni algumas informações bem legais pra vocês relacionadas ao nosso tema  “Prazer em Receber”!!  Confiram!!

etiqueta papo de casada

♥Sempre que for convidado para jantar na casa de um amigo é simpático levar uma lembrancinha. Pode ser um vinho, chocolates, flores, caixinha com brigadeiros gourmet, cupcakes, etc. Lembrando que não é obrigatório, apenas simpático.

♥Vista-se de acordo! Em dúvida sobre o traje que deve vestir? Então pergunte à dona da casa. Não é vergonha nenhuma e evita constrangimentos.

♥Não se atrase! Procure chegar ao evento entre 15 minutos e meia hora após o início. Hoje em dia, até noiva atrasar é cafona e falta de educação…imagina em uma festa íntima!

♥ Mantenha sempre a classe! Seja delicada, fale baixo e não gesticule com os talheres na mão. Já pensou se você acerta molho de tomate na camisa branca de alguém? Affff rs

♥Fuja das discussões! Esqueça assuntos polêmicos, como religião e política. Não vai querer ficar batendo boca com ninguém né?

♥ Não exceda na bebida! É  extremamente desagradável passar dos limites, não é?

♥Preste atenção na postura! Apoiar os cotovelos na mesa dá a impressão de desleixo.

♥Espere para comer – Por mais esfomeada que você esteja, não comece antes do anfitrião, a menos que ele peça. Se houver muitas pessoas à mesa, aguarde até que metade delas tenha se servido. Isto também serve para uma ida ao restaurante com amigos!!!

♥ Acerte nos talheres – Use o garfo na mão esquerda, e a faca sempre na mão direita. Exercite-se em casa !!!

♥ Não enfie a cara na comida – Ela deve ser levada à boca e não o contrário. Lembrem-se da postura!

♥Dobre as folhas da salada –  Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres. Para quem está oferecendo o jantar, é legal já servi-la rasgada para facilitar a vida de quem vai comer.

♥Jogue os caroços no cinzeiro – A regra serve para azeitonas servidas como aperitivo. Quando elas fizerem parte da comida, use o garfo e coloque o caroço no canto do prato.

♥Se o frango for servido como aperitivo, podemos comer com as mãos sempre segurando com um guardanapo.  Se ele for servido à mesa, e não como aperitivo, retire as lascas de carne com o garfo e jamais pegue com a mão.

♥Enrole o macarrão com o auxílio de uma colher de sopa – Para prevenir garfadas grandes demais, pegue os fios que estiverem na ponta do prato. E se sobrar algum fora da boca, corte-o com o dente, de forma natural, deixando-o cair de volta no prato.

♥Jamais faça barulho com a sopa – Assoprar a colher também pega mal. Comece a tomar pelas bordas, onde a comida esfria mais rápido.

♥Parta o pão com as mãos – E nada de mergulhá-lo na sopa ou no molho. Guarde essa parte para quando estiver sozinho!! rsrs

♥ Durante a refeição, enquanto não estiver cortando os alimentos, a faca deve ser apoiada na parte de cima do prato, com o cabo levemente inclinado para baixo e para direita. O corte deve estar sempre voltada para dentro, em sua direção, como na imagem abaixo:

posição talher

♥ Ao terminar a refeição o garfo e faca devem ser posicionados de forma paralela, sendo que a faca deve estar à direita do garfo, com a serra voltada para ele (dentro). Podem estar em qualquer posição dentro do quadrante inferior direito, mas o mais elegante é colocá-los com os cabos apontados em sua direção, como na imagem abaixo.

talher

♥ Dispense o palitinho – Além de falta de educação, o hábito pode machucar a gengiva.

♥ Nunca fume à mesa – Se não conseguir resistir ao vício por algumas horas, peça licença e acenda o cigarro lá fora. Jamais peça para fumar na janela de uma casa de não fumantes. É fato que a pessoa não irá gostar. Você poderá constranger o anfitrião e ele ficar sem graça de dizer não.

♥Saiba a hora de se despedir – Os anfitriões dão pistas quando estão cansados. Fique atenta!

Apesar de todas essas diquinhas, lembrem-se do mais importante!! Ser uma boa Anfitriã, é fazer com que os seus convidados se sintam à vontade em sua casa. Então vamos caprichar nos detalhes e na atenção!

 

Espero que tenham gostado de todas as dicas!!

Beijos, A.

 

Bookmark and Share

Alline Passamani

Alline Passamani

Dentista, apaixonada por viajar, decoração, receber bem, e tudo que envolve o universo de uma "Dona de Casa" exemplar ! Compartilho aqui com vocês minhas experiências e preferências de uma Vida a Dois !

3 comments on “Dicas de Etiqueta

  1. Maryelle on said:

    Otimas… Ameii!

  2. Ross Lane on said:

    Boa Noite, Alline!
    Curiosamente, estava no blog Due Sarte, na qual a Alessandra oferece um almoço aos amigos em que o cardápio é arroz de pequi. Eu havia acabado de sair da sua página sobre etiquetas e me deparei com essa situação.
    Então voltei para cá para saber : como se come pequi em um almoço tão formal e porque não dizer, chique? (risos)
    Aproveito para agradecer e parabenizar pelo seu blog, é uma grande inspiração para nós amantes do belo e do “lar doce lar”.
    Bjross

    • Ei flor! Sinceramente não sei te dizer!! Rs O pequi é um fruto que nós Capixabas não temos o hábito de comer! Mas sabendo que possui espinhos e pode causar um desconforto na hora da degustação, é melhor não arriscar e escolher uma outra opção!! Bjos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

2.179 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>