1

Higienização de Alimentos

Olá meus amores!

Hoje vamos falar de um assunto super importante!

A falta de cuidado ao manipular e armazenar os alimentos, é considerada um problema grave, sendo a causa de muitas intoxicações alimentares.

Quando as práticas de higiene são deixadas de lado e não recebem a devida atenção, as chances de contaminação por microrganismos são muito grandes. Consequentemente, também é grande a probabilidade de ocorrerem doenças associadas a isso.

Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras ficam expostos ao ar livre durante várias horas. Isto significa que eles sofrem as ações do tempo, do clima, da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos e ao toque das mãos. No supermercado não é diferente.

Frutas e verduras devem ser lavadas e higienizadas assim que chegam da feira e mercado. Só depois de limpas, secas e devidamente embaladas elas devem ir para geladeira. Guardar alimentos sujos, embalados em sacolas plásticas que vieram da rua podem contaminar os que ja estão guardados e limpos.
higienizacao dos alimentos
Veja todos os passos para uma correta limpeza e higienização dos alimentos!

COMO HIGIENIZAR VERDURAS E LEGUMES

-Lavar verduras com detergente pode deixar resíduos no alimento. Por outro lado, apenas água não é suficiente. Para higienizar os vegetais, use uma escovinha ou bucha para auxiliar na limpeza com água corrente. Apenas certifique-se que elas serão usadas apenas para essa finalidade e devem ser trocadas de tempos em tempos.

image

-Apos a lavagem, preparar a diluição para desinfecção: Misturar 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária para 1 litro de água ou 20 ml (2 colheres de sopa rasas) de hipoclorito de sódio para 1 litro de água e deixar os alimentos de molho por 15 minutos. No mercado ja encontramos produtinhos prontos para uso e por questões de praticidade, uso o Hidrosteril. Existem varias outras marcas, compre o que preferir.

image

-Enxaguar em água tratada ou em água potável e escorrer bem.

-Deixar secar naturalmente ou no caso das folhas, usar uma centrífuga. As folhas guardadas molhadas duram muito menos tempo. Quem não tiver uma centrífuga, coloque as folhas sobre um pano de prato limpo e deixe secar.

-Para guardar na geladeira, coloque em sacos plásticos limpos ou então em potes de vidro ou plástico forrados com papel toalha.

COMO HIGIENIZAR FRUTAS

-Primeiramente vamos lavar todas as frutas em água corrente.

-No caso das frutas que não consumimos as cascas, como banana, laranja, entre outras não precisam ser higienizadas. Apenas lavar em agua corrente é suficiente para evitar a contaminação.

image

-Todas as frutas que são consumidas com casca devem ser lavadas e higienizadas em solução a base de cloro da mesma forma que as verduras e legumes.

-O processo é bem simples e também se repete, basta pingar em media 15 gotas em 1 litro de agua e deixar de molho por 15 minutos. (o tempo é o mesmo para a solução caseira).

-Feito esse processo, é só deixar escorrer e secar naturalmente. Se preferir adiantar o processo, utilize um pano seco.

-Guarde na geladeira em compartimentos específicos, em potes de plástico ou vidro ou sacolas limpas.

 

Por hoje vamos ficando por aqui!! Até a próxima dica!!

Beijos, Alline.

 

 

 

 

Bookmark and Share

Alline Passamani

Alline Passamani

Dentista, apaixonada por viajar, decoração, receber bem, e tudo que envolve o universo de uma "Dona de Casa" exemplar ! Compartilho aqui com vocês minhas experiências e preferências de uma Vida a Dois !

One comment on “Higienização de Alimentos

  1. Adorei as dicas! A higienização é muito importante mesmo! Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

23.593 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>